quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Falando um pouco sobre...

Gestão Democrática

A Gestão Democrática é algo que todos os profissionais de educação almejam. E tem-se meios para que se consiga dar bons passos nesse caminho.
Dentre eles temos o Conselho Escolar, que é a interação entre sociedade e o Estado, onde esse conselho propõe, debate, delibera. Seu presidente deverá ser alguém que tem voz dentro da escola, não voz de autoridade, mas de diálogo, de participação, que a comunidade o veja como mais um. Desse conselho participam gestores, orientadores, professores, funcionários, pais e alunos, que podem ou não ser do Grêmio Estudantil, que é organizado pelos alunos da escola, tendo em cada sala um representante e desses é retirado o presidente. O Grêmio participa dos Conselhos de Classe, Grupos de Trabalho, na elaboração de projetos, nas festividades e muitas vezes nos movimentos sindicais.
Fora dos muros da escola temos FMDE (Fundo Municipal de Desenvolvimento da Educação) onde juntos com outros parceiros o município arrecada recursos para o desenvolvimento da educação. Essa ajuda é avaliada em conjunto com a esfera municipal, estadual e federal, se é apropriada e onde será implantada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário