quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Orientação...

"O orientador educacional atua de forma coletiva mediante a articulação dos diferentes atores escolares no sentido da ideia de que todos tem direito a aprender".

A educação é direito de todos e uma das funções do O.E. é trabalhar para que isso se concretize. Este deve interagir com os professores, os pais, os gestores e os alunos para que a aprendizagem se torne prazerosa e significativa. Precisa dialogar com os professores quando perceber que algo não caminha bem, procurando identificar e assim desenvolver meios para que o processo ensino-aprendizagem ocorra em toda a sua extensão. Sabemos que não aprendemos da mesmo forma, Howard Gadner nos fala de inteligências múltiplas. Às vezes não sabemos por que aquele aluno é indisciplinado, apático, faltoso e o O.E. precisa ficar atento para junto com o professor resgatar esses alunos e tentar otimizar o trabalho realizado na escola.

"... a orientação educacional é exercida por um educador, que, como tal, precisa estar atento a tudo aquilo que afasta a escola do seu projeto civilizatório..."
( Villanova e Siqueira)

O Orientador Educacional precisa ficar atento em relação a postura que a escola toma sobre um determinado assunto. Ele é um dos responsáveis pelo exercício pleno da cidadania no ambiente escolar, pelo respeito as regras e normas estabelecidas tanto neste ambiente, quanto aquelas demandadas fora mas que adentram a escola. Este, como educador, tem como diretriz o exercício da cidadania e mostrar que esta se faz presente em todo o nosso dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário