terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Sugestões para Reuniões de Pais e Mestres

10 passos para se sair bem na primeira reunião de pais


A primeira reunião entre pais e mestres é uma ótima oportunidade para iniciar uma parceria de um ano inteiro em torno do mesmo objetivo: levar crianças e adolescentes a aprender. "Essa é nossa chance para pescar os pais. Esse é o momento de despertar na família o interesse em participar da vida escolar dos filhos. Uma reunião bem conduzida, portanto, faz a diferença. O ideal é dividí-la em duas partes: a primeira, mais geral, fica a cargo da direção ou da coordenação; a segunda, em classe, é com o professor. Veja como ter sucesso nessa tarefa.
  • 1- Definir o roteiro com a direção

Para não perder o foco, vale organizar antecipadamente um roteiro do que será dito às famílias. "Os pais tem direito de saber qual é a linha pedagógica adotada".

  • 2- Preparar e enviar os convites

O convite, enviado com antecedência, deve conter: O aviso claro da reunião, com dia, local, hora para começar e terminar.

  • 3- Cuidar do ambiente

O local do encontro deve ser preparado com cuidado para que todos se sintam esperados e acolhidos. Podem pedir às crianças para fazer desenhos e com eles decorarem a sala onde será a reunião. Dar aos paisa oportunidade de identificar o trabalho do filho entre tantos outros é uma forma afetuosa de dar boas-vindas. Nem sempre isso é possível, mas uma faixa simples ou uma saudação na lousa são outras formas simpáticas de acolher os pais.

  • 4- Garantir a participação ativda dos pais na reunião

Isso é fundamental para o sucesso do encontro entre escola e família. Reserve um tempo para os pais fazerem perguntas e propostas. Questões específicas sobre uma criança, que não sejam do interesse geral, ficam para depois, o mais importante na primeira reunião com os professores é perceber que sabem ouvir. "Muitos pais estão inseguros e ansiosos".

  • 5- Fazer um resumo do planejamento anual e da metodologia a ser usada

Todos os professores devem se apresentar aos pais e expor seu planejamento anual, plano de aula e sua metodologias/recursos, critérios de avaliação e todas as fichas utilizadas bimestralmente.

  • 6- Falar da periodicidade dos encontros

Se os pais sabem que terão novas oportunidades de encontrar os professores, é criado um compromisso entre a família e a escola. "Deve-se mostrar que a relação será duradoura e produtiva e que haverá um momento para atender os pais que precisam conversar sobre problemas específicos". Atualmente os pais trabalham demais, tem um vida corrida e tendem a delegar a educação do filho totalmente à escola. É importante, no entanto, mostrar que a aprendizagem só acontece se a escola, o aluno e a família trabalharem juntos.

  • 7- Preparar a leitura de um bom texto literário e/ou dinâmica

Para descontrair os pais e fazer com que se sintam mais à vontade, uma dinâmica pode funcionar bem. Escolha uma que facilite a integração, mas que não demore mais do que 15 minutos. A leitura de um texto também pode agradar aos pais, desde que seja agradável, estimule debate ou reflexão e que não seja longo. Um texto longo pode prejudicar o desenrolar da reunião tornando-a cansativa.

  • 8- Mostrar a escola

Em uma pequena excursão, leve os pais para conhecer as salas de aual, biblioteca, laboratório, banheiros e quadras. "Eles querem a confirmação de que escolheram a escola certa para o filhos. Conhecer o espaço onde a criança ou o adolescente passa tantas horas do dia e perceber que é seguro e adequado ao ensino os deixa satisfeitos.

  • 9- Apresentar os funcionários

Todas as pessoas que trabalham na escola devem ser apresentadas aos pais: o pessoal da merenda ou da cantina, quem cuida do pátio na hora do recreio, os funcionários da secretaria, os faxineiros. Além das devidas apresentações, o professor deve explicar o que cada um faz, os horários das merendas, as normas, os cuidados com a higiene... O importante é que os pais saibam que seus filhos estão sendo cuidados e bem tratados por todos. É o que eles esperam da escola que escolheram. Da escola que acolheu seus filhos.

  • 10- Enfatizar a importância da presença dos pais nas atividades escolares dos filhos

Uma boa maneira de concluir o encontro é lembrar aos pais o papel deles na aprendizagem dos filhos. Essa participação se dá de modo simples: conversar sobre o que acontece na escola, acompanhar o dever de casa e incentivar a leitura, por exemplo.

Nada garante que os pais sairão completamente confiantes da reunião, mas se você conduzi-la bem, com firmeza e paciência, a ansiedade dará lugar ao espírito de cooperação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário